O tratamento contra a dependência química e alcoólica em uma Clínica de Recuperação em Major Gercino, é o único ambiente que proporciona melhoria na qualidade de vida. A instituição tem como objetivo ajudar familiares no processo de reintegração do adicto na sociedade, além de evitar uma possível morte em decorrer ao uso compulsivo do produto.
Nossa Clínica de Recuperação em Major Gercino tem como objetivo ajudar você a tirar todas as suas dúvidas sobre o tratamento contra a dependência química e alcoólica, além de indicar instituições referências e especializadas. Se interessou sobre o tema apresentado? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
Dependência Química e Alcoólica
A dependência química e alcoólica é considerada uma condição crônica, com altos riscos de problemas físicos e mentais e até uma possível morte. Você sabia disso? O simples ato de consumir o produto para provocar sentimentos de alegria, euforia e bem-estar, pode acarretar consequências inimagináveis.
Quando a substância química chega ao Sistema Nervoso Central (SNC), é produzido excessivamente no cérebro a dopamina. Esse neurotransmissor quando produzido excessivamente, pode provocar a dependência. O sistema límbico pode acostumar-se com altas elevações, e a falta do produto pode provocar a abstinência.
A abstinência provoca tremores, dores de cabeça, náuseas, vômitos, irritabilidade, ansiedade, depressão e até convulsão. Com isso, a internação em uma clínica de recuperação é o ambiente ideal e qualificado para ajudar o paciente a controlar suas graves crises de abstinência e viver uma vida sem nenhuma correlação ao vício.
Como funciona o ciclo da dependência química?
O ciclo da dependência química acontece da seguinte forma:
- Experimentação: O indivíduo faz o uso do produto por meio da curiosidade. O usuário quer sentir os efeitos da substância química.
- Constância: Depois da experimentação, a pessoa faz o famoso “uso experimental”. Geralmente em datas comemorativas ou aos finais de semana entre amigos e familiares.
- Fissura: Com o tempo, a substância é usada como forma de despertar o relaxamento. O indivíduo começa a pensar constantemente no produto, desejando a substância.
- Compulsão: Consome a substância várias vezes na semana e exagera aos finais de semana. O indivíduo já mostra pequenos sinais de abstinência pela substância, ficando mais sensível a irritabilidade.
- Dependência: Sua compulsão está fora do controle, comete ações impulsivas em decorrer ao uso do produto. O indivíduo consome a substância várias vezes na semana, e para casos mais graves, consome todos os dias.
Quais são os sinais de que uma pessoa precisa de ajuda no tratamento contra a dependência química e alcoólica?
- Geralmente o usuário de drogas vive em processo de negação;
- O indivíduo mostra sinais de irritabilidade, nervosismo ou agressividade com frequência;
- Acredita que tudo está sob controle, mas é perceptível que nada está sob controle;
- O indivíduo mente para fazer o uso da substância as escondidas;
- Já fez o uso da substância no período da manhã;
- Quando recebe conselhos e orientações fica extremamente irritado;
- Para casos extremamente graves o indivíduo passa dias fora de casa ou mora nas ruas;
- Comete furtos, roubos, se prostitui e até entra para o narcotráfico para manter o vício.
O que fazer caso o usuário de drogas não queira ajuda?
- Não julgue;
- Busque conversar com o adicto sem recriminá-lo;
- Ganhe a confiança do usuário de drogas;
- Aos poucos oriente a buscar por ajuda;
- Diga os benefícios da reabilitação;
- Esteja sempre a disposição do usuário de drogas.
Encontrando ajuda necessária
Tratar a dependência química em Major Gercino com ajuda de médicos psiquiatras, nutricionistas, supervisores, enfermeiros, psicólogos e educadores físicos, proporciona melhoria na qualidade de vida durante a reabilitação. Esses profissionais ajudam o paciente a passar pelo processo de desintoxicação e ressocialização do adicto na sociedade de forma assertiva.
A Clínica de Recuperação em Major Gercino é a única forma de ajudar o usuário de drogas, pois além de oferecer apoio emocional, a unidade trata a raiz do problema. Além de evitar o agravamento de problemas físicos e mentais, uma overdose, coma alcoólico e até uma possível morte.
É possível viver uma vida sem nenhuma correlação ao vício, mas para que isso aconteça, é necessário dar o primeiro passo. Conhece algum amigo ou familiar que precisa de ajuda? No tratamento contra a dependência química e alcoólica, o Grupo Líbano é a solução. Para essas e mais outras informações, entre em contato e ajude quem precisa!